Com a estreia nesta quinta-feira dia 14 de Dezembro, nos cinemas, “Star Wars Os Últimos Jedi” chega também ao blog a segunda e última parte do artigo especial sobre o sucesso global da marca que completou quarenta anos com um número de fãs que só faz crescer. Se em 2015, com “Star Wars: O Despertar da Força”, a Disney já havia faturado mais de US$ 2 bilhões nas bilheterias mundiais. Sucesso de público e licenciamento. A aposta que os diretores da Walt Disney Company fizeram ao adquirir a empresa, que, a partir de então, viu a casa do Mickey Mouse inundar o varejo de todo o mundo com produtos para os mais variados fãs da saga.
Os aficionados por Darth Vader, Luke Sywalker e Yoda, que estrearam no cinema há quase 40 anos, não têm um perfil bem determinado: avós, pais, tios, crianças, inclusive algumas que não sonhavam em nascer quando o último filme foi lançado, há dez anos. E o mercado está de olho nisso. Não é à toa que o negócio por trás de “Star Wars" move cifras bilionárias. De acordo com o instituto de pesquisas Statistic Brain, a franquia já gerou em todo o mundo um total em receitas de US$ 27 bilhões. Desse montante, US$ 12 bilhões correspondem apenas à venda de brinquedos licenciados.
O lançamento do novo filme deve alavancar esses números. De olho nesse mercado, o número de licenciados deu um salto no Brasil. No ano passado, havia cinco empresas produzindo cerca de 150 produtos licenciados da marca. Este ano, já são 50 parceiros fabricando mais de 1.500 itens diferentes de “Star Wars".Essa é uma das marcas da série. Os lançamentos não se limitam aos filmes e ao material licenciado, ajudando a nutrir o interesse pela saga, explica Pedro Curi, coordenador do curso de Cinema da ESPM Rio e especialista em cultura de fãs. A animação “Star Wars Rebels", que no Brasil é exibida no canal pago Disney XD, é um desses produtos e inclui personagens como o vilão Inquisidor, cujo sabre duplo desperta o interesse da criançada.
Pode ser considerado um marco em termos trabalhar o crescimento e expansão de uma franquia, fidelizando e formando público desde sempre. Também é o primeiro grande exemplo da cultura de convergência em ação, um universo que vai além dos produtos, incluindo tudo o que é feito em torno do tema: produtos oficiais, não oficiais, críticas, produções alternativas. Mas a estratégia de fisgar o fã desde cedo, focando nas crianças, não é nova.
Os parques dentro do Walt Disney Park são outra forma de enxergar o imenso sucesso da franquia, pensando nisso durante a D23 Expo 2017, convenção realizada na Califórnia no último fim de semana, o Parque e os Resorts anunciou uma série extraordinária de novas atrações e experiências nos seus parques e resorts em todo o mundo. Essas novidades vão enriquecer ainda mais a experiência do visitante, até mesmo antes da sua chegada para as férias na Disney. O presidente da Walt Disney Parks and Resorts, Bob Chapek, recebeu cerca de sete mil fãs e anunciou mais de uma dúzia de novas experiências nos parques e resorts da Disney. Ele também deu uma visão geral dos projetos que já estão em desenvolvimento. Vários Imagineers da equipe de criação responsável pela concepção e construção de tudo na Disney - também participaram da apresentação contando detalhes dos conceitos, da imaginação e da inovação presente em todos os projetos ao redor do mundo. O diretor criativo da Walt Disney e Pixar Animation Studios, John Lasseter, também compartilhou seu entusiasmo pelos planos de ter mais da Pixar no Disneyland Resort.
Entre as novidades apresentadas no evento, o anúncio de que o show Fantasmic! voltará a acontecer em Disneyland Park e um trecho da nova produção musical “Beauty and the Beast” que fará parte da programação do navio Disney Dream, da Disney Cruise Line, atualmente em produção em Toronto. No Walt Disney World Resort, em Orlando, os quatro parques temáticos receberão novas experiências em breve – e os fãs de Star Wars poderão ficar hospedados num hotel totalmente customizado. De novas opções de hospedagem e transporte que tornam a viagem mais divertida a histórias originais e experiências imersivas baseadas no que os hóspedes mais gostam, a Disney continua a oferecer destinos de férias inesquecíveis para visitantes de todo o mundo, de uma maneira mais emocionante do que nunca.
Apresentação de Star Wars: Galaxy’s Edge
Os fãs ficaram empolgados ao ouvir que as histórias de Star Wars vão ganhar vida na Star Wars: Galaxy's Edge, nome anunciado para a terra temática de Star Wars. Chapek compartilhou novos detalhes de duas atrações âncoras, incluindo uma que coloca os visitantes bem no meio da batalha entre a Primeira Ordem e a Resistência, onde os visitantes vão se sentir como se estivessem dentro de um hangar da Star Destroyer. Os visitantes também terão a oportunidade de pilotar a Millennium Falcon, uma experiência na qual cada visitante tem um papel fundamental para o sucesso da missão. Chapek revelou, ainda, os vários personagens que os visitantes encontrarão, incluindo BB-8, Chewbacca, Rex e Kylo Ren. Considerada a maior expansão de uma única área temática, com 56.600 metros quadrados, Star Wars: Galaxy's Edge será inaugurada em 2019, sendo que a primeira inauguração será no Disneyland Park em Anaheim e depois no Disney's Hollywood Studios, em Orlando.
Também foram anunciados projetos que acrescentam momentos ainda mais emocionantes nos hotéis, algo que só a Disney pode fazer. Para alegria dos fãs, Chapek confirmou planos ambiciosos de um conceito totalmente novo: um hotel temático Star Wars no Walt Disney World Resort com experiência imersiva. Dedicado inteiramente à galáxia de Star Wars, este hotel será uma experiência única, um resort de luxo com uma aventura de vários dias em uma galáxia muito, muito distante. É a franquia que nem de perto passa pela crise dos quarenta, pelo contrário em seu futuro só consegue enxergar a chegada de novos e apaixonados fãs de suas histórias, que farias todas as loucuras.
Obs: Agradecimentos especiais a toda a equipe da FSB que agencia o Walt Disney World e Disney Cruise Line no Brasil e a equipe de PR da The Walt Disney Company, que colaboraram com informações e imagens para que esse artigo fosse feito.
Comentários
Postar um comentário