Entrevista - Rubens Ewald Filho

      Um dos jornalistas e critico de cinema mais respeitados do pais, há mais de trinta anos ele é o cara da maior premiação da sétima arte, o Academy Awards ou Oscar como é conhecido, Rubens Ewald Filho é conhecido por sua memoria impressionante e seus comentários ácidos e irônicos, que fez muitos brasileiros se apaixonarem ainda mais por assistir a premiação, que reúne as maiores estrelas do cinema.
       Esse ano  as expectativas pelos discursos contra o atual Presidente do Estados Unidos podem se tornar o ponto alto da noite, e de um musical que virou queridinho da mídia, o Blog Maiconauta conseguiu um tempinho na agenda repleta de preparativos para mais uma transmissão do Oscar nesse domingo no canal TNT, a partir das 21h.





Blog: Depois do #OscarSoWhite, esse ano os artistas levantaram a bandeira contra as atitudes e eleição do atual Presidente Dos Estados Unidos Donald Trump, você não acha que esse tipo de discursos extremamente políticos que são levantas tira um pouco do peso da premiação em si?
Rubens: De jeito nenhum.... nem da para comparar... de qualquer forma, o movimento da integração dos negros aos prêmios foi bem sucedido, assim como trazendo gente de todo o mundo como sócio. O que temos agora é uma crise nacional e mundial de uma tamanho muito maior.. Quando milhões de pessoas, e principalmente mulheres se levantam contra as atitudes e posturas do Sr. Trump, é sintoma de grave crise que não irá terminar  tão facilmente, nem me parece que seja uma coisa leve. Não se toca em coisas serias da forma leviana como sucedeu ou tem sucedido nos EUA porque alias a cada dia temos uma novidade, e deixaram de ser engraçadas para abalar o mundo todo. Agora a mais grave é todos os diretores de filmes estrangeiros estarem de acordo e para resolver se irão ou não á Festa. Do Oscar.  De Qualquer forma eles representam o mundo artístico em sua totalidade. Meu caro, não há precedente desse tipo. Nem certeza do que irá ou virá a acontecer.. na verdade, é uma atitude muito além de cinema, é a própria essência dos Estados Unidos como nacionalidade . Coisas gravem ainda devem acontecer.

  
Blog: A premiação nos últimos anos, muito por conta dos discursos muito longos, e cheios de mensagem diretas deixou a sensação que a premiação está cada vez maior e menos interessante, pois os números de audiência mostra queda nos últimos seis anos, talvez não seja a hora de deixar para transmitir somente as categorias principais, e as categorias técnicas para um pré-oscars?

Rubens: Não acho que os discursos sejam longos eheh ao contrários fazem os famosos correr para dizer tudo que pensam.. Por outro lado., muitas premiações, o Tony do teatro por exemplo, dividem a festa em duas partes, uma atrás da outra, os prêmios menos badalados antes sendo celebrados no mesmo lugar e hora, mas transmitidos por uma teve tipo TV Cultura ou coisa que o valha e deixando tempo e números musicais e diversão para o resto do show. Acontece que os sócios da academia não concordam.. e esse é o preço que pagam porque pouquíssimo se interessam em relação a curtas metragens, documentários de curtas, efeitos de som ou mixagem e assim por diante.Acho que é um risco calculado que sucede.. ainda assim as vezes tem agradecimentos curiosos dentre os menos famosos   


Blog: No último ano a academia mudou quase todos os seus votantes da premiação, você acredita em uma maior diversificação dos vencedores do Oscar 2017? 
Rubens: Não é bem assim, a academia no mudou , ela acrescentou , trouxe gente mais nova, gente do exterior, corrigiu omissões... mas os votantes anteriores continuam la, ninguém foi cortado. E seria um escândalo se fizessem isso, se cortassem os velhos por exemplo, foram eles que criaram a academia e muitas vezes realizaram grandes filmes premiados.  Não se despreza os artistas porque eles ficam  velhos. Mas é certo trazer todos para mais perto da realidade...Acabar com esse preconceito aos negros que é muito mais enraizado na alma americana do que percebemos a primeira vista. Sim, é preciso continuar abrindo ass portas e não fechando nada. Eheh

Blog: Na sua opinião Isabelle Huppert ou Emma Stone? Denzel Washington ou Casey Affleck? 
Rubens: Odeio Casey, acho um canastrão pior que o irmão. E se voce procurar ainda por cima na lista dos estupradores numa filmagem, teve que pagar 2 milhões de dólares para elas e não pode citar o nome... Não é o tipo de gente que eu gosto...Prefiro Denzel de longe mas infelizmente o filme dele é pesado, teatro filmado e poucos tem a coragem de assisti-lo. Não que o de Casey seja muito leve eheheh Huppert não tem maior chance de ganhar, só milagre. Emma é a garota do momento, já foi indicada antes, é simpática e tem futuro.

Blog: Você vê uma diferença de peso na hora do voto, em filmes que falam sobre Hollywood, ainda mais os filmes que pintam os bastidores do cinema como um fabula de amor à arte?
Rubens: Acho que  é meio evidente que Hollywood adora se auto elogiar, falar bem de sua cidade. Você tem que pensar que Los Angeles não é uma cidade só, ela é apenas uma sucessão de pequenos municípios que não se falam entre si.. Não tem uma identidade muito claro. Tem praia, montanha , mas a coisa mais forte é justamente a industria do cinema. Pela primeira vez escreveram um musical especial para LA e isso só pode deixa-los felizes. Lembra como já ficaram bobos votando naquele tal de Crash, que venceu o filme do Ang Lee quera muito melhor.. Mas todos eles achavam que era um retrato verdadeiro de como se vivia em LA, mal se falando, com medo da violência etc e tl. Já pensou que não fazem um musical original, quero dizer especialmente para cinema com canções inéditas desde o Gigi de Minnelli em 58 e se passava em Paris!!! E aqui não se homenageia diretamente Hollywood.. mas a própria alegria deles de viver em tal cidade eheheh (eu particularmente não gosto muito dessa cidade eheheh mas lembro aquele filme que fez antes o elogio dela, ainda que misturando lugares que foi Ele/Her, 13...    

Blog: La La Land igualou o recorde de indicações de Titanic, e A Malvada, o musical de Damien Chazelle na sua opinião mereceu todas as indicações, ou o filme se tornou muito superestimado?
Rubens: Eu acho injusto e errado para uma industria comercial e uma Academia que não se resolve se é de arte mesmo ou quer viver com os dólares que os filmes blockbusters passam dos estúdios para ela, deixar de lado filmes de ação que eu e o mundo gosto, como o Star Wars Rogue , que eu achei uma surpresa, melhor da serie ou mesmo o Doutor Estranho, que também estaria bem e acho que ambos melhores do que muitos que foram selecionados! Recordes de indicação não quer dizer muito,tanto que já houve vários que não levaram nada mesmo nessa circunstancia, o Spielberg com A Cor púrpura.. por exemplo..  

Blog: Além da já extremamente falada não nomeação de Amy Adams por Arrival, na sua opinião teve alguma outra injustiça nas indicações?
Rubens: Será que ela já chegou na fase, acho que já foi indicada demais, esta na hora de controlar e eheh ou castigar eheh as pessoas são fogo. Espero que não porque gosto dela e do filme. Jessica Chastain de quem não gosto esta bem no filme Armas na Mesa( Miss Sloane), poderia ter sido indicada. Não gostei da Annette Bening no super estimado e chato Mulheres do século 20. A Meryl sempre é ótima mas não acho que especialmente na comedia da “cantora desafinada”, francamente no filme rival  que menos viram, estava bem melhor e o filme era mais divertido. Catherine Frot no filme Marguerite...  


8 – Gosta de dar dicas para meus leitores, e nada melhor do que pedir dicas para você:

a)      Um filme que precisa ser visto? Eu fiquei muito tocado com o Moonlight, que so agora esta estreando, um filme pequeno modesto, humano muito bem interpretado e tem ate Caetano!!!
b)      Um seriado para fazer maratona? Pois é, como viver sem eles. Sabe que ainda não tive tempo de ver o Better Call  Saul que adoro e não consegui terminar. Não consegui curtir direito ainda a comedia de Drew Barrymore..Outras novas tem errado no timing de humor.. mas passado o Oscar voltarei a ação eheh    
c)       Um livro que precisa ser lido? Estou lendo o livro autobiográfico de Rita Lee, uma das raras figuras do Brasil musical que eu não tenho contato.. mas sabe que eu estou adorando sua sinceridade,  seu jeito de ser (já gostava da musica claro). Naturalmente meia louca eheh mas quem não é?
d)      Um álbum que precisa ser escutado?uma amiga ainda vai me passar as trilhas deste ano, outra coisa que não deu tempo.  O Ultimo que ouvi foi a canção do Sting que este ano concorre ao Oscar. Gostei.
 Muito Obrigado pela sua entrevista, que Deus te de ainda mais saúde, para poder continuar compartilhando suas opiniões sobre a sétima arte
Prezado Amigo, adorei esta sua lembrança final eheh sim, temos que ter saúde para nos todos então.. Tentei não me repetir muito mas enfim, continuo as ordens,Abração.

Comentários